Existem diversos tipos de transistores: NPN, PNP, FET, MOSFET etc. Neste post vou explicar como funcionam os transistores do tipo NPN e PNP e montar uma ponte-H diferente desta.
Em termos gerais estes dois transistores funcionam como interruptores. Todos os dois possuem 3 conectores: 1-Emissor, 2-Base e 3-Coletor. Na ligação a corrente deve circular no sentido do Coletor para o Emissor. O sinal da base é que vai determinar se o circuito está fechado (passando corrento) ou aberto (sem passar corrente). No transistor NPN, o circuito fica aberto enquanto a tensão na base for 0V e fica fechado se na base houver uma tensão maior que 0V (mesmo uma tensão de mV é o suficiente para fechar o circuito). O transistor PNP funciona ao contrário do NPN (fechado se a Base for igual a 0V e aberto se for maior que 0V).
Não sou um "expert" em eletrônica, basicamente quando preciso de um transistor do tipo NPN eu compro o BC548 e quanto quero um PNP compro o BC558. A regra geral é, transistores do tipo BC54X são NPN e BC55X são PNP. O X é um número qualquer, para cada número existe uma tensão máxima de funcionamento (no caso do BC548 a tensão máxima é 20V). Existem outros detalhes mais técnicos sobre os transistores, mas chega de conversa fiada e vamos para um exemplo prático utilizando arduino. Observe o circuito abaixo:
O transistor P é um transistor PNP e N um NPN. Ao ligarmos esse circuito, o led amarelo, que está ligado ao transistor P, ficará aceso e o led verde desligado. Quando enviarmos um sinal de +5V para a porta 11 (digitalWrite(11,HIGH)) o led amarelo irá apagar e se enviarmos um sinal para a porta 3 o led verde irá acender.
Qual a diferença entre esse tal transistor e fazer a ligação diretamente na porta digital?
A resposta é bem simples, vamos supor que você tenha um motor (corrente contínua) que precise de uma tensão de 12V (como a maioria dos motores) para funcionar. Se você fizer a ligação diretamente na porta digital o motor não irá funcionar, as portas digitais só tem 5V. Então você vai precisar uma fonte externa ligada ao motor e vai querer usar o arduino para controlar o motor.
Um recurso interessante ao se ligar os motores DC é a ponte-H. Ela permite, utilizando duas portas digitais, controlar o sentido de rotação do motor. Um exemplo de ponte-H, utilizando apenas transistores NPN pode ser vista aqui. O que vou apresentar agora é uma outra ponte-H, que utiliza transistores NPN (2x) e PNP (2x).
Uma dúvida comum ao se trabalhar com motores no arduino é como fazer a alimentação do arduino. É muito comum ver alguém ligando um motor na porta digital e o motor não funcionar (principalmente motor servo). Neste diagrama, vou mostrar como devemos ligar o motor a uma fonte de energia externa.
Aqui Q1N e Q2N são transistores do tipo NPN e Q1P e Q2P transistores do tipo PNP. Note que no diagrama não conectamos a porta +5V do arduino, pois a energia virá de uma fonte externa. Contudo, precisamos conectar o GND (ground ou terra) do arduino no GND ou Negativo da fonte externa. Isso serve para informar ao arduino uma referência.
Muito legal, queria ter encontrado esse blog antes...
ResponderExcluirParabéns pelo artigo, muito bom, simples e fácil de entender.
ResponderExcluirFunciona sem os resistores de base nos transistores?
ResponderExcluirmuito bom o artigo. vale lembrar também que o arduino só fornece 40 a 50 mA (0,04 a 0,05 amperes) e esse circuito com o bc558 fornece 100mA. se usar o bc338 é possível comutar até 0,5 A ou 500mA. para motores maiores será necessário transistores de potência (BDs ou TIPs) com bons dissipadores de calor
ResponderExcluir